sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

FUJA DA APARÊNCIA DO MAL



A Palavra de Deus orienta na carta do Apóstolo Paulo à Igreja de Tessalônica: “Afastai-vos de toda a forma de mal” (1Tessalonicenses 5:22). O problema do mal existe há milênios, e desde a queda do homem no Éden, vem afetando toda a raça humana. Ele foi introduzido pelo Diabo e até hoje subsiste, sob muitas formas e, lamentavelmente os homens nem percebem a sua extensão e profundidade. A bíblia aconselha não só o envolvimento com o mal, mas a fuga da sua aparência, pois o homem não foi criado para o mal e sim, para o bem.

Devemos fugir de toda e qualquer aparência do mal. Se algo que viermos a fazer possa escandalizar as pessoas, possa gerar um mal-estar, devemos evitar. É lógico que devemos viver para agradar a Deus e não a homens, e também não devemos viver de aparência apenas, mas existem situações diversas que devemos evitar, para mantermos uma boa imagem diante de todos.

Outra orientação vem de Tiago em sua carta que diz: “Portanto, sujeitai-vos a Deus. Resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós! Achegai-vos a Deus, e Ele acolherá a todos vós! Pecadores, limpai as vossas mãos, e vós que tendes a mente dividida pelas paixões, purificai o coração, entristecei-vos, arrependei e chorai. Abandonai o riso fácil e pranteai, trocai a vossa euforia pelo pesar. Humilhai-vos na presença do Senhor, e Ele vos exaltará!” (Tiago 4:7-10)

Vivemos num tempo estranho, e muito complexo, principalmente no que tange a ética e a moral. Somos uma sociedade que se formou sob a ótica judaico-cristã, com princípios e conceitos bem definidos, porém com o advento do humanismo e o liberalismo, temos visto uma reviravolta no comportamento e levando em conta uma expressão tipicamente brasileira criada na década de 70, em especial no ano de 1976, que é a Lei de Gérson: Gosto de levar vantagem em tudo, certo?

A Lei da Vantagem ou Lei de Gérson é um princípio em que determinada pessoa ou empresa brasileira deve obter vantagens de forma indiscriminada, sem se importar com questões éticas ou morais. A “Lei de Gérson” acabou sendo usada para exprimir traços bastante característicos e pouco lisonjeiros do caráter nacional, que passa a ser interpretado como caráter da população, associados à disseminação da corrupção e ao desrespeito às regras de convívio para a obtenção de vantagens. A expressão originou-se em uma propaganda de 1976 criada pela Caio Domingues & Associados, que havia sido contratada pela fabricante de cigarros J. Reynolds, proprietária da marca de cigarros Vila Rica, para a divulgação do produto. O vídeo apresentava o meia armador Gérson, jogador da Seleção Brasileira de Futebol como protagonista.

A esta expressão, podemos dizer que se incorporou ao costume popular nacional, influenciando até mesmo a igreja evangélica brasileira. Porém o apostolo Paulo diz em sua carta à Igreja de Roma: Portanto, caros irmãos, rogo-vos pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto espiritual. E não vos amoldeis ao sistema deste mundo, mas sede transformados pela renovação das vossas mentes, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Romanos 12: 1-2)

Precisamos lutar contra os pensamentos errôneos e contrários a vontade de Deus para nossas vidas, pensamentos que nos tornam sujos, podres e nojentos. Combater esses pensamentos é uma tarefa árdua, que somente o Senhor Jesus conseguiu viver uma vida inteira sem ter nenhum pensamento mal sequer. Paulo escreve aos Filipenses 4:8 “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”Pensamentos que fazem muitas vezes sentirmos ódio, raiva, rancor das pessoas. Daí, precisamos lutar exercitando o perdão, que é o centro da fé cristã, pois Jesus morreu em nosso lugar naquela cruz para nos trazer o perdão de nossos pecados.

O Brasil tem visto atônito a uma onda de escândalos de corrupção envolvendo empresas, empresários, político e pasmem, líderes religiosos. Ao redor desses está uma trama maligna de poder e apego ao dinheiro, em volumes espantosos. Mas a Palavra de Deus é clara sobre o assunto quando Paulo escreve ao jovem pastor Timóteo: Porquanto, o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e por causa dessa cobiça, alguns se desviaram da fé e se atormentaram em meio a muitos sofrimentos (1Timóteo 6:10). Pastores e outros títulos de liderança e igrejas envolvidas com artimanhas que envolvem valores financeiros. O dinheiro é importante e necessário para nossas vidas, mas não podemos fazer dele uma idolatria, e ter um desejo desenfreado de querer ficar rico. Muitos tentam jogos de loteria, jogo de cartas com apostas altas, apostas em corridas de cavalo, jogo do bicho, dentre outros. Estes vícios de jogatina, seja lá qual for o tipo, é pecado, e aprisiona a pessoa. Também devemos ter cuidado com ofertas de ficar rico do dia para noite sem trabalhar, pois, o que vemos na bíblia é que do suor do nosso rosto é que obteríamos o nosso sustento.

Para concluir afirmo que não podemos nos conformar com a nossa condição atual. Sempre teremos degraus a subir na escada da pureza da nossa alma. Podemos sim melhorar, deixar de fazer algo que nos leva a pecar contra o nosso Deus. E o Espírito Santo nos mostra aonde devemos melhorar, o que devemos fazer ou deixar de fazer para ficarmos mais limpos, puros e santificados. Não com o objetivo de nos acharmos mais santos que os outros, pelo contrário, quanto mais próximos de Deus, mais entendemos que somos realmente pecadores.

O desejo de Deus é que vivamos felizes, realizados, satisfeitos, com uma vida espiritual próspera. Para isso, o Senhor tem muito a nos oferecer, e basta a nós querer receber, aceitar o que de melhor o nosso Pai tem preparado para aqueles que o amam.

O Senhor Jesus nos ensina em Mateus 6:33 - Buscai, assim, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas”.

O apostolo João quando escreveu o Apocalipse, deixou registrado: Bem-aventurados todos os que lavam as suas roupas no sangue do Cordeiro, e assim ganham o direito à árvore da vida, e podem adentrar na Cidade através de seus portais” (Apocalipse 22:14), mas também alertou no final das cartas de Jesus enviada as 7 igrejas da Ásia, a expressão “Ao que vencer”, e no final “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas”.

Santifique-se no Senhor!!!

Em Cristo,

Pr. Rogério Augusto Geraldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FÉ CEGA EM KARL MARX E SEU ÓDIO AO CRISTIANISMO

Escrito por  Marisa Lobo psicóloga, articulista , Cristã com orgulho. A idéia desse post é servir de base para esclarecer todos aque...